Quem sou eu

Minha foto
A clínica estética Santuário do Corpo atua como equipe Multidisciplinar (clínico geral, fisioterapeuta, podóloga, esteticistas, cosmecêuticas e nutricionista). Buscando sempre a associação da estética + saúde + bem estar aqui você encontra tratamento personalizado. Contatos: Estrela: (51) 3720 3333 Lajeado: (51) 3748 9020

9 de set. de 2012

Treino funcional: seja você também adepta a malhação que esculpe o corpo das famosas.


Um corpo saudável e bonito é o que todos nós desejamos. Novas modalidades, aulas e propostas para entrar em forma surgem. O treino funcional é considerado um dos mais eficazes quando o assunto é definição dos músculos.

A nova proposta trabalha o corpo como um todo e não apenas grupos musculares isolados. Explora o corpo de forma integrada e diversas capacidades, como força, resistência, agilidade. Essa é a principal diferença em relação aos outros tipos de exercícios, e pode ser comparado a outras práticas como Pilates e ioga, no conceito global, mas não nas atividades propostas.



O que é
É uma proposta criada pelo americano Gray Cook há mais de uma década, batizada de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais), que propõe que os movimentos feitos pelo corpo sejam corretos.

Com o passar dos anos, o corpo vai se adaptando a posturas e movimentos errados que levam a desequilíbrios de força, redução de agilidade ou mesmo lesões, entre outros problemas. Mesmo quem mantém rotina de atividades físicas pode estar sujeito a tais questões.


 
O que propõe
Por meio de uma avaliação com fisioterapeuta especializada são avaliadas as condições gerais, como força, resistência e agilidade. Nesse trabalho podem ser diagnosticadas lesões, assimetrias ou outras deficiências que serão trabalhadas com exercícios, aumentando a eficiência dos resultados e evitando leso.



Musculação funcional
O termo correto que descreve o método é Treinamento Funcional, mas muitos profissionais associam o método a exercícios da musculação tradicional, o que popularizou o termo 'musculação funcional'.



Principal diferença
Exercícios de musculação geralmente são localizados, focando a força em um determinado músculo. Já os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem, além da força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores.



Benefícios
O corpo simplesmente passa a se movimentar melhor. Parece pouco, mas significa que tudo estará em equilíbrio. O principal é preparar o corpo para movimentos mais próximos daqueles que usamos no dia a dia. É algo para gerar benefícios para o resto da vida, não apenas um resultado imediato.



Quem pode praticar
Qualquer pessoa, independentemente de idade ou gênero. O que diferencia o treino de uma pessoa para outra são os exercícios e o grau de dificuldade destes para atingir o objetivo.


 
Como são as aulas
Não existe um padrão, pois os exercícios são definidos de acordo com as necessidades do aluno. Em geral, faz-se muitos tipos de agachamentos, exercícios de sustentação do corpo e de puxar e empurrar.



Diferença em relação à musculação tradicionalAlém do trabalho global do corpo, o treinamento funcional pede que o aluno aprenda a executar um movimento corretamente, para depois acrescentar a sobrecarga. Por exemplo, num agachamento, a pessoa deve conseguir flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta e, quando realizar a descida com perfeição, poderá contar com auxílio de pesos para potencializar resultados.



AULAS EXPERIMENTAIS AGENDADAS PELO 3720-3333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário